Forças Armadas programam showmício em Copacabana

O candidato Jair Bolsonaro, segundo colocado nas pesquisas eleitorais, marcou um comício no próximo dia 7 de setembro na Avenida Atlântica, em Copacabana. No ano passado, o candidato pronunciou um discurso de campanha também no dia 7 de setembro, em Brasília. Nele, Bolsonaro fez uma série de ameaças ao Supremo Tribunal Eleitoral e à democracia e terminou dizendo que só sai da presidência “preso ou morto”.

O que Bolsonaro esperava acontecer no 7 de setembro do ano passado não aconteceu. O golpe não veio e sua fala gerou alguns tantos processos que estão na justiça. Se não agora, que ele ainda detém a presidência, os processos serão devidamente tratados quando ele deixar o Planalto em janeiro do próximo ano.

Agora, novamente às vésperas de um 7 de setembro, o mesmo Bolsonaro anuncia uma grande comício, com direito a motociata, em Copacabana. Primeiro, ele tentou transferir o tradicional desfile de 7 de setembro da avenida Presidente Vargas para Copacabana. Não conseguiu. Para não o desagradar, as Forças Armadas decidiram cancelar o desfile na Presidente Vargas.

É incrível como as Forças Armadas aceitam, passivamente, alterar um desfile militar tradicional a pedido de um ex-militar com a ficha do capitão-candidato Bolsonaro. Há cerca de 30 anos, Bolsonaro foi considerado um indivíduo que “desmereceu a honra militar, faltou com a verdade e maculou a dignidade militar”. As acusações: Bolsonaro ameaçou colocar bombas em quartéis e teria desenhado um croqui de uma bomba a ser colocada na Adutora do Guandu, que abastece de água o município do Rio de Janeiro. Em entrevista realizada em 1993, o então ditador Ernesto Geisel afirmou que Jair Bolsonaro era um mau militar.

Agora, as mesmas Forças Armadas decidem promover um showmício durante um ato de campanha do candidato Jair Bolsonaro. E já divulgaram a programação. O exército vai desfilar num trecho da Avenida Atlântica, próximo do Forte de Copacabana. A partir das 8 horas da manhã do dia 7 de setembro, serão 29 salvas de tiros de canhão, parada naval com navios de guerra e a apresentação da esquadrilha da fumaça.

No entanto, a lei eleitoral proíbe o showmício? “É proibida a realização de showmício e de evento assemelhado para promoção de candidatos, bem como a apresentação, remunerada ou não, de artistas com a finalidade de animar comício e reunião eleitoral”, diz trecho da lei.

O que pode acontecer, antes do dia 7 de setembro, é exigir na justiça a paridade entre aqueles que disputam a presidência. Assim, o Lula e os demais candidatos e candidatas, teriam o direito a um mesmo showmício das Forças Armadas em seus comícios eleitorais. Cada um marca o local para a apresentação das três forças.

Imóveis comprados com dinheiro vivo

Segundo denúncia divulgada hoje pela imprensa, desde 1990 a família do presidente Jair Bolsonaro negociou 107 imóveis no valor atualizado de 25,6 milhões de reais. Destes, 51 imóveis foram adquiridos com o pagamento em dinheiro vivo.

Nós sabemos que tipo de pessoa não utiliza o sistema bancário para pagamentos. Antigamente, era comum guardar algum dinheirinho debaixo do colchão. Hoje, podemos encontrar, nas boas casas do ramo, as camas-baú.

Questionado sobre a particularidade da família Bolsonaro em utilizar dinheiro vivo, o presidente perguntou: “qual é o problema de comprar imóvel com dinheiro vivo?”.

Não é proibido, mas é suspeitíssimo. Qual a origem do dinheiro? Por que não utilizou o sistema bancário? Geralmente, as compras com dinheiro vivo estão associadas ao crime de lavagem de dinheiro e ao narcotráfico. E, claro, abastecer as milícias nas compras de armas. São atividades que utilizam o dinheiro vivo para fugir dos órgãos de fiscalização, como a Receita Federal e o Coaf. 

Ações da justiça agora ou também ficam para janeiro de 2023?

#

Publicado por blogdocondearthur

Publicitário, jornalista e escritor

6 comentários em “Forças Armadas programam showmício em Copacabana

  1. Feliz de nós que temos um ótimo e atento blog como esse para nos manter esclarecidos sobre esse tipo de praga e imbecil que nos assola, e assim nos prepararmos para erradicar essa peste.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: